Câmara Municipal entra em recesso a partir desta segunda-feira. Saiba quais são os vereadores que estarão em plantão
A Câmara Municipal de Cassilândia entra em recesso a partir desta segunda-feira e retorna no dia 10 de janeiro. Mas as reuniões na plenária voltam a acontecer somente em fevereiro de 2022.
O vereador Luiz Fernando de Souza (PSL) contou no Jornal Quinze Minutos, como ficou definido quem ficará de plantão durante este período na Câmara Municipal, além do presidente da casa, Zé Divino, que é obrigatório ficar em plantão, de acordo com o regimento.
“É feita uma eleição entre nós (vereadores). No recesso do meio do ano ficamos eu, Sumara, Peter e Oba Oba. Nesta votação que aconteceu na última sessão do ano, foram eleitos o Nelson Gomes, Arthur Barbosa, Fião e Oba Oba”.
A vereância não é aquilo que você imagina. O vereador tem o poder de indicação, de requerimento, protocolar um ofício, buscar uma emenda parlamentar, só que o poder do ato executivo é como o próprio nome diz, é do Prefeito. Ás vezes a gente tem vontade de fazer um projeto ou outro diferente, só que esse projeto, por conta da Lei Orgânica e por conta até do Regimento Interno da nossa Casa não nos permite. Não é matéria nossa. Como, por exemplo, a questão do rateio do Fundeb.
O vereador explicou que ele e seus colegas tiveram inúmeras conversas com o prefeito Jair Boni sobre essa questão, até comparando com iniciativas de municípios próximos como Paranaíba e Costa Rica. Esta é uma das primeiras questões que o vereador quer colocar na pauta de 2022.
“Posso garantir que em 2022 vai ter mais trabalho, mais desempenho, mais busca na atualização das leis do município”, principalmente para atrair investimentos para o município. O que atrai o investidor hoje chama-se Segurança Jurídica, é você dentro do município ter leis que embasam a possibilidade do investimento”, para minimizar os riscos aos investidores e melhorar o ambiente de negócios em Cassilândia, explicou o vereador.
“Para isso precisamos criar um código de postura, um novo código de obras, mexer no plano diretor, por que Cassilândia já está crescendo de forma errada”, pondera o vereador. Então enquanto a gente não atualizar todas as leis internas da nossa casa, não tem como a gente pedir para vir investir em Cassilândia, trazer uma empresa, uma geradora de empregos. Então esse é meu plano, além de fiscalizar e continuar fazendo o meu papel de vereador, que é atender a população, atender aquilo que é anseio do povo”.
Confira a entrevista completa com o Vereador Luiz Fernando de Souza, no Jornal Quinze Minutos.