Alerta! Estão descartando lixo de forma incorreta e imprópria em terreno atrás do Estádio Municipal
Além de ser passível de multa para o cidadão que comete o descarte incorreto de lixo em local impróprio ainda acarreta danos à população em geral, como contaminação do meio ambiente e propagação de doenças no entorno.
O alerta é da equipe de Meio Ambiente, da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes, Lazer e Meio Ambiente da Prefeitura de Cassilândia, que inclusive mantém um DISQUE DENÚNCIA: (67) 9882-2948 via WhatsApp. Qualquer pessoa pode enviar fotos ou informar dados como placa de veículos e locais em que estão sendo feitos descartes inadequados de lixo. A equipe de Meio Ambiente assegura que todas as informações são de uso exclusivo da secretaria e que não são divulgadas.
“É de responsabilidade do cidadão fazer o descarte correto, ter um local apropriado para colocar este resíduo até que a prefeitura recolha e encaminhe para o lixão”, alerta a engenheira florestal Marina Foletto, que ressalta que a Prefeitura disponibiliza diferentes serviços para a coleta de resíduos, seguindo um cronograma programado: como a coleta de resíduos de limpeza de terrenos, a coleta de lixo domiciliar e ainda a coleta de material reciclável.
Um problema que afeta toda a cidade
A área localizada atrás do Estádio Municipal Orácio Cesário de Almeida tem sido alvo de preocupações por parte da equipe de Meio Ambiente da Prefeitura, que tem realizado um trabalho constante de conservação e limpeza. “Essa área em questão era um passivo ambiental, que durante muitos anos foi usada para descarte de lixo de forma inadequada pela população. Então, a Prefeitura cercou e colocou acesso apenas para a entrada de caminhão pipa, já que no ano passado aconteceram muitos incêndios nesta região”, explicou Marina.
Mas o que se vê pelas imagens registradas esta semana no local, a cerca foi arrebentada e continua o descarte de todo tipo de lixo no local (desde roupas e sapatos, até lixo orgânico e tóxico, como lixo de banheiro, ou resíduos químicos, como graxa e óleos. Há até animais convivendo no local.
A engenheira ambiental explica que esse descarte indevido de lixo a céu aberto e sem o tratamento adequado gera muitos problemas ambientais para a região, sem contar o transtorno visual e, principalmente, problemas de saúde pública, visto que se transforma em um foco de transmissibilidade de doenças na área em que o resíduo fica exposto.
E esse problema não é visto somente nesta área atrás do Estádio Municipal, mas e vários pontos espalhados pela cidade, como em terrenos baldios, terrenos em construção, áreas verdes da prefeitura que são usadas para regeneração vegetal e até áreas de preservação ambiental permanente. “É um problema na cidade inteira”, constata Marina.
A cidade é de todos
A equipe de Meio Ambiente, que vem realizando um trabalho conjunto de preservação e educação da população ressalta que o descarte inadequado de lixo é passível de multa, por isso, conta com o apoio e a conscientização de toda a população, já que grande parte das vezes, as pessoas que cometem essa ação irregular geralmente escolhem horários em que não há agentes em campo, como durante o período noturno ou até de madrugada. Por isso é importante o envolvimento de toda a população no combate desse tipo de ação, por meio do Disque Denúncia da Secretaria do Meio Ambiente.
Caso você flagre alguém descartando lixo em um local impróprio, como um terreno baldio ou área verde, mande uma mensagem para o Disque Denúncia da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes, Lazer e Meio Ambiente: (67) 9882-2948 via WhatsApp.
“A cidade é de todos! Quem faz o descarte inadequado está prejudicando, não só a si mesmo, como também a vizinhança e toda a população. Às vezes a pessoa sai de um bairro para ir jogar lixo no outro, então é uma ação bem irresponsável”, alerta a engenheira ambiental.
Por Cínthia Schmidt
Cassilandiaemfoco.com