Polícia Militar Ambiental de Cassilândia autua empresa em R$ 5 mil por armazenamento ilegal de agrotóxicos e embalagens dos produtos
A Polícia Militar Ambiental de Cassilândia autuou uma empresa de produtos agropecuários por disposição de forma inadequada de várias embalagens e agrotóxicos. A PMA localizou a infração, quando realizava fiscalização em uma fazenda no município de Paranaíba, a 30 kg da cidade no início da tarde de ontem (10) e deparou com os produtos perigosos dispostos irregularmente, oferecendo riscos de contaminação ambiental, animal e humana, na propriedade pertencente à empresa.
A empresa pulverizava uma grande área de pastagem com uso de aeronave, embora no momento da fiscalização o avião não se encontrasse no local, e abandonava diversos tambores vazios e também com os produtos perigosos do tipo herbicida espalhadas na propriedade. Várias embalagens usadas continham restos de produtos e estavam abertas, com riscos de contaminação do solo, animais e seres humanos.
A disposição do material não atendia as normas ambientais, bem como a bula dos próprios produtos. A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra a empresa proprietária da fazenda, com domicílio jurídico em Paranaíba, arbitrou multa de R$ 5.000,00 e notificou o responsável a dar a destinação adequada às embalagens dos produtos perigosos. Os responsáveis também poderão responder por crime ambiental, previsto pela Lei de Crimes Ambientais. A pena é de um a quatro anos de reclusão.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500
Publicado por: Ednilson Paulino Queiroz