Saúde prorroga vacinação contra gripe e sarampo; Cassilândia não atingiu 50%

Previstas para terminarem nesta sexta-feira, as campanhas de imunização contra gripe e sarampo foram prorrogadas até 24 de junho pelo Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, a procura pelas vacinas está bem abaixo do esperado e preocupa as autoridades.

Apenas duas cidades do Estado conseguiram atingir a meta da campanha contra influenza, que era de vacinar 90% do público-alvo. Em Novo Horizonte do Sul, 95,8% estão imunizados, enquanto isso, em Aral Moreira, a taxa chegou aos 105,7% no último levantamento, realizado nesta quinta-feira.

“Nós precisamos que a população se vacine, principalmente, que os idosos procurem as unidades de saúde para se imunizar. Neste ano, o frio chegou mais cedo ao Estado e é importante que todos os públicos estejam protegidos. Nós pedimos que os pais também levem as crianças para se vacinar, menores de cinco anos, tanto para influenza quanto o sarampo. Protejam o que nós temos de mais precioso, que são as nossas crianças”, disse Flávio Britto, responsável pela SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Dos 77 municípios que não atingiram a meta, 29 não chegaram nem na média de cobertura vacinal do Estado, que está em 40%. A SES esclarece que cada município é responsável por sua estratégia e que Estado recebeu 304 mil doses de vacina contra a influenza.

Confira a lista completa da cobertura vacinal de influenza MS:

Saúde prorroga vacinação contra gripe e sarampo; Cassilândia não atingiu 50%

Quem deve se vacinar? – Trabalhadores da saúde e idosos são alguns dos públicos que devem se vacinar até o final da semana. Crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas até 45 dias pós-parto, população indígena, trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades e as que tenham deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema penitenciário, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas também precisam buscar por uma unidade de saúde.

Sarampo – Quanto a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, a população-alvo são crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias). Em Mato Grosso do Sul, a população estimada e apta a se vacinar é de 193.440 crianças. Até o momento, a cobertura vacinal contra o sarampo está em 29%, onde a meta de cobertura vacinal é de 95%.

campograndenews

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.