Governo quer o fim da vacinação contra aftosa no Brasil em 2026

O governo federal pretende anunciar em 2026 o fim da obrigatoriedade da vacina contra febre aftosa em todos os estados brasileiros.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (14), pelo ministro da Agricultura, Marcos Montes, em vídeo exibido no Fórum Pecuária Brasil realizado na manhã desta sexta-feira, 15, pela consultoria Datagro.

A medida tornaria o Brasil livre da doença sem vacinação, o que é positivo para o mercado. “Anseio histórico do setor pecuário, mas que também vai nos permitir acessar mais mercados e, e em especial, aqueles que pagam mais”, disse.

O ministro avaliou que o anúncio vai, ainda, reduzir os custos dos produtores que precisam destinar parte dos ganhos a proteção dos animais por meio da vacinação. “Cooperação das secretarias estaduais é importante neste avanço”, acrescentou.

Em abril, durante a ExpoZebu, Montes havia informado a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, após a etapa de novembro de 2022, em sete Estados brasileiros. Ao todo, serão aproximadamente 113 milhões de bovinos e bubalinos que deixarão de ser vacinados, o que corresponde a quase 50% do rebanho total do país.

As unidades da Federação que serão suspensas fazem parte do Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), e são elas Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.