Por medo que curso seja extinto, alunos de letras da UFMS protestam contra suspensão de novas matrículas
Alunos do curso de letras da UFMS-CPAN (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Câmpus do Pantanal), em Corumbá, a 417 quilômetros de Campo Grande, realizaram, nesta sexta-feira (5), uma manifestação contra a suspensão da entrada de novos calouros, vigente desde 2020.
Na quinta-feira (4), em reunião extraordinária, foi decidido manter a suspensão até 2024.
A mobilização de cerca de 25 estudantes foi realizada no campus da universidade e, de acordo com Antônio Matos, do movimento estudantil, o grupo não conseguiu contato com a reitoria na ocasião.
“Essa decisão ocorre desde 2020, então nesses dois anos não foi resolvido, só mais mais pessoas saíram. Essa decisão pode levar a futura extinção do curso”, teme o estudante.
Como noticiado anteriormente pelo Midiamax, o curso, em que já não ingressa calouros há dois anos, enfrenta novos problemas. A falta de docentes no quadro de professores e a não obrigatoriedade da oferta da disciplina de espanhol nas escolas obriga a repensar a estrutura do curso para oferecer com maior responsabilidade o ensino aos futuros alunos.
A reportagem entrou em contato com a UFMS, por e-mail, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para um posicionamento.