A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) reverteu a situação de 2018 e voltou a contar com mulheres no Plenário Deputado Júlio Maia. O Estado elegeu duas, uma delas a mais votada entre os 24 eleitos.
Mara Caseiro (PSDB) foi reconduzida com quase 50 mil votos. É a primeira vez desde a eleição de 1978, na véspera da instalação de Mato Grosso do Sul, que uma mulher é mais votada para o Legislativo estadual.
A outra representante feminina é Lia Nogueira (PSDB). Ela é atualmente vereadora em Dourados.
Na última eleição, nenhuma mulher se elegeu como deputada, incluindo Mara, que ficou como suplente. Ela só retornou ao Palácio Guaicurus em 2020, após a morte de Onevan de Matos (PSDB) por covid-19.
O recorde de mulheres na Alems foi na legislatura passada, entre 2015 e 2019. Mara, Antonieta Amorim (MDB) e Grazielle Machado (sem partido) foram deputadas.
Por conseguinte, as primeiras mulheres a ingressar na Assembleia foram Marilu Guimarães (PFL) e Marilene Coimbra (PTB), em 1986. Até 2015, pelo menos uma deputada foi eleita.
Quem são os novos deputados estaduais?
Com sete atuais deputados de fora, a renovação foi de 29,17%. Alguns nomes são conhecidos do eleitor, enquanto outros obtiveram a primeira vitória nas urnas. Confira abaixo a lista de deputados estaduais eleitos.
- Mara Caseiro (PSDB)
- Paulo Corrêa (PSDB)
- Zeca do PT
- Jamilson Name (PSDB)
- Zé Teixeira (PSDB)
- Lídio Lopes (Patriota)
- Pedro Caravina (PSDB)
- Coronel David (PL)
- Pedro Kemp (PT)
- Lucas de Lima (PDT)
- Junior Mochi (MDB)
- João Henrique Catan (PL)
- Gerson Claro (PP)
- Londres Machado (PP)
- Antonio Vaz (Republicanos)
- Tiago Vargas (PSD) – sub judice
- Rafael Tavares (PRTB)
- Renato Câmara (MDB)
- Amarildo Cruz (PT)
- Neno Razuk (PL)
- Marcio Fernandes (MDB)
- Lia Nogueira (PSDB)
- Roberto Hashioka (União)
- Rinaldo Modesto (Podemos)
Midiamax