Medo de dentista? Veja o procedimento que acaba com sua ansiedade

Só quem sente ansiedade ao pensar em ir ao dentista sabe como é difícil superar o medo mesmo quando é necessário. Por isso, hoje vamos conversar sobre como acabar com esse problema através da sedação consciente, indicada por diversos especialistas.

Com o medo, sua tolerância à dor é alterada e, consequentemente, o que seria algo simples pode se tornar intenso. Para ajudar, o óxido nitroso, conhecido como gás hilariante, faz com que o paciente fique mais calmo e relaxado durante a consulta.

Usada cada vez mais por dentistas, a sedação é feita sem causar qualquer incômodo, já que o gás é inalado pelo paciente. Apesar de diminuir sua consciência, você continua respirando e respondendo normalmente a estímulos físicos e verbais, realmente focando no conforto.

Em relação às indicações, a sedação pode ser usada em todos os procedimentos odontológicos. Desde casos mais simples envolvendo apenas limpeza e aplicação de flúor até cirurgias de extração, implantes e tratamento de canal, o uso do gás é adequado.

Até o momento, não houve relatos de casos de alergias durante a sedação com óxido nitroso. Inclusive, a técnica pode ser usada até em pacientes que precisam de cuidados especiais, como cardiopatas, diabéticos e hipertensos.

Tanto crianças quanto adultos e idosos podem se tranquilizar com o gás e deixar o medo de lado.

Já sobre contraindicações, são poucos os casos em que os pacientes não podem fazer o uso. Entre os quadros estão pacientes com alterações de personalidade, doenças psiquiátricas, extremamente fóbicos, mulheres no primeiro trimestre de gravidez, claustrofóbicos, respiradores bucais ou pessoas que tenham doenças pulmonares obstrutivas crônicas

Também é necessário se atentar para contraindicações temporárias, como pacientes que apresentam as vias aéreas obstruídas. Devido à sedação ser feita por inalação, é necessário que tudo esteja desobstruído.

CAMPO GRANDE NEWS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.