Iris Rezende tem ‘estado crítico’ e segue internado em UTI de hospital de Goiânia

Ex-prefeito de GoiâniaIris Rezende continua internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na manhã deste sábado (7), após passar por cirurgia no Instituto de Neurologia de Goiânia. Segundo boletim médico, o paciente esta intubado e em “estado crítico”.

Ainda de acordo com o comunicado assinado pelos médicos, Iris fez tomografias e os exames indicaram que as funções dos órgãos estão normais. Apesar de não apresentar complicações, ainda não há previsão de alta.

Filha de Iris, Adriana Rezende explicou que o pai não teve nenhum outro sangramento após a cirurgia e que os médicos começaram a diminuir gradativamente a sedação dele.

“Ele está intubado ainda porque é necessário para manter o cérebro em repouso nessa fase de recuperação. […] Até o fim da tarde vão repetir a tomografia para ver se continua evoluindo bem e dar mais segurança para extubá-lo, mas nós estamos muito confiantes, cheios de fé e muito agradecidos”, disse.

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral. Segundo o médico, a tomografia mostrou que ele estava com uma hemorragia enorme no lobo temporal direito e, como ele fazia uso de anticoagulantes, a equipe decidiu pela cirurgia de urgência. “Esse sangramento poderia aumentar e ele entrar em coma”, esclareceu o médico.

Carreira

Iris deixou a política em dezembro de 2020, após concluir o quarto mandato como prefeito da capital. Desde então, se dedicava a cuidar de sua fazenda e também do escritório de advocacia.

O político nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, na região sudeste de Goiás. Formou-se em direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Iris Rezende Machado começou a carreira política em 1959, quando foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25 anos. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.

Iris Rezende — Foto: Murillo Velasco/G1

Iris Rezende — Foto: Murillo Velasco/G1

Durante o período em que ficou fora da administração, Iris Rezende montou um escritório de advocacia. Após o fim da ditadura militar, foi eleito governador por dois mandatos, de 1983 a 1986 e de 1991 a 1994.

Entre as duas administrações, ele foi ministro da Agricultura do governo de José Sarney (PMDB), de 1986 a 1990. Em 1994, Iris foi eleito senador da República e, no meio de seu mandato, em 1997, assumiu o ministério da Justiça durante um ano, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

G1 Goias

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.