Anvisa aprova vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos
Nesta quinta-feira (16), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o pedido da Pfizer para que sua vacina contra a Covid-19 possa ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos.
Entretanto, a chegada do imunizante aos postos de saúde ainda depende do calendário e logística do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que ainda precisa adquirir a nova fórmula, já que a vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos é diferente da vacina que está sendo aplicada hoje em adolescentes e adultos com idade a partir de 12 anos.
Além da diferença de dosagem, as fórmulas divergem em outros pontos:
Volume de injeção: Adultos: 0,3 ml / Crianças: 0,2 ml
Concentração de mRNA: Adultos: 0,5 mg/ml / Crianças: 0,1 mg/ml
Doses por frasco: Adultos: 6 doses / Crianças: 10 doses
Quantidade de diluente: Adultos: 1,8 ml / Crianças: 1,3 ml
Armazenamento: Adultos: 1 mês em 2° a 8° C / Crianças: 10 semanas em 2° a 8° C
Para diferenciar, os frascos de imunizantes da Pfizer para crianças serão produzidos com tampa laranja. Atualmente os frascos de vacinas para adultos possuem tampa roxa.
Em Cassilândia
O Secretário Municipal de Saúde, José Lourenço, explicou ao Cassilândia em Foco, que aguarda o posicionamento oficial do Ministério da Saúde sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, uma vez que o próprio Ministério ainda precisará providenciar a compra das vacinas adequadas para esse público. “Mas tudo indica que a partir de janeiro” deve começar a vacinação, avalia José Lourenço.
Com informações do Brasil 61