Carnaval: Foco das forças de segurança será conter aglomerações
A operação Carnaval deste ano, que vai envolver as Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e DOF, além de prevenir e coibir ações criminosas, fiscalizará o cumprimento das medidas de biossegurança, e claro, evitará aglomerações. As ações estão programadas para acontecer entre os dias 12 e 17 de fevereiro.
A Polícia Militar vai intensificar o policiamento ostensivo em todas as cidades do Estado, dando prioridade para as ações de caráter preventivo. Estão previstas blitze, batidas policiais e fiscalizações a estabelecimentos comercias, na Capital e no interior.
Em virtude da previsão de aumento no fluxo de veículos e visitas aos pontos turísticos, a Polícia Militar Rodoviária reforças as ações nas rodovias estaduais, fiscalizando excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas, uso do cinto de segurança, e infrações de trânsito que todos já conhecemos.
A Polícia Civil vai reforçar o efetivo das delegacias de Campo Grande, e também das unidades do interior, e intensificará o comprimento de mandados de prisão em casos de furtos, roubos e estelionatos.
Também caberá a Polícia Civil intensificar as fiscalizações em clubes e estabelecimentos comerciais, especialmente no que diz respeito aos alvarás de funcionamento e certificados de vistorias do Corpo de Bombeiros.
Em Dourados, Rio Verde de Mato Grosso, Três Lagoas, Chapadão do Sul, Corumbá e Bonito, o policiamento da PM contará com o reforço de 60 alunos do Curso de Formação de Soldados.
Participam da Operação Carnaval 2021 o Batalhão de Operações de Choque, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Esquadrão Independente de Polícia Militar Montada – Cavalaria, o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito e a Polícia Militar Ambiental, que irá fiscalizar todos os tipos de crimes ambientais, com ações voltadas à preservação do meio ambiente.
Katiuscia Fernandes – Subcom