Cassilândia comemora 68 anos de emancipação nesta quarta-feira

Conhecida como “Cidade Sorriso”, Cassilândia completa 68 anos nesta quarta-feira (3), com uma população estimada de 22 mil pessoas.

Por volta de 1930, alguns fazendeiros já residiam nas terras, hoje denominada cidade de Cassilândia, entre eles Antônio Paulino, Izaias Teixeira Borges Laudemiro Ferreira de Freitas e Evangelista Cândido de Oliveira, arrojados pioneiros e que se referiam àquelas paragens como Sertão dos Garcias.

O nome da cidade mudou em homenagem a Joaquim Balduíno, mais conhecido pela alcunha de Cassinha, que em 1943, resolveu estabelecer um povoado no local que servisse de apoio aos fazendeiros, considerando a distância e as dificuldades para atingir os centros comerciais.

Cassinha também doou parte de suas terras a São José, onde seriam construídas uma praça e a igreja. O município foi desmembrado de Paranaíba, sede no antigo povoado de Cassilândia. Sendo emancipado no dia 3 de agosto de 1954.

Cassilândia comemora 68 anos de emancipação nesta quarta-feira 1
Início da construção da igreja de São José, na praça do mesmo nome construída no início de 1950. Foto extraído do Livro ‘História da Formação de Cassilândia’, por Élio de Castro
Cassilândia comemora 68 anos de emancipação nesta quarta-feira 2
Praça São José, no centro de Cassilândia. Foto Divulgação

JornalCassilandia

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.