Em ofício, Ministério da Saúde diz que doses da Janssen devem ser usadas em Campo Grande
Para garantir o uso das vacinas em tempo correto, o Ministério da Saúde orientou que as doses da Janssen fossem usadas prioritariamente em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. A recomendação para vacinação foi feita por ofício enviado aos coordenadores de imunização estadual no último dia 9 de junho.
“A orientação da concentração da utilização da vacina nos municípios de capital, dado o quantitativo limitado a ser distribuído e agilidade necessária à execução do total distribuído para evitar vencimento da vacina”, informou a pasta. Assim, as 38,4 mil doses da Janssen podem ser concentradas apenas para imunização de campo-grandenses.
Com a aplicação de todas essas doses em Campo Grande, o município conseguirá avança na vacinação de pessoas a partir de 40 anos, sem comorbidades. O imunizante é em dose única e proporcionaria o avanço da vacinação na Capital.
Vale lembrar, porém, que o ofício de orientação é de 9 de junho, quando o prazo de validade da vacina ainda era 27 de junho. Na segunda-feira (14), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) comunicou a ampliação da validade da vacina. O que não se sabe, ainda, é se a dilação do prazo de validade “da vacina Janssen (Johnson & Johnson) Covid-19 de três (3), para quatro meses e meio (4,5), sob condições de armazenamento de 2° a 8° C” interferirá nos rumos atuais da distribuição.
A princípio, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) já havia posicionado que pretende distribuir as doses para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber será mantida a orientação de aplicação das doses da Janssen apenas em capitais. Ao Jornal Midiamax, a Pasta afirmou que “aguarda reunião da CIT (Comissão Intergestores Tripartite)” para definir como o imunizante deverá ser distribuído.
A reunião deve acontecer em consideração ao prazo de validade da vacina, que foi ampliado. O Ministério espera receber as doses ainda nesta semana, os 3 milhões devem chegar em três remessas ao Brasil.
Midiamax