Chegada de Sergio Ramos dá a Pochettino variação no esquema de jogo do PSG

Com a confirmação da chegada do defensor Sergio Ramos ao PSG, o time francês vai ganhando cada vez mais um esboço de time muito competitivo para a temporada 2021/22. Após a saída de Thiago Silva, o clube parisiense tem mais uma vez à disposição um ‘xerife’ para tomar conta da zaga. Mas a aquisição do atleta espanhol vai além da iminente titularidade. Variações serão possíveis.

O técnico Mauricio Pochettino sempre foi adepto do esquema 4-2-3-1. Desde os tempos em que comandava o Tottenham, o argentino nunca escondeu sua predileção pela oportunidade de atuar com dois homens à frente da defesa, um meia articulador, dois pontas e um centroavante. Desta maneira, ele levou os Spurs à final da Champions em 2019, quando perdeu para o Liverpool.

Quando foi contratado pelo Paris Saint-Germain, no início de 2021, Pochettino encontrou um time em transição do 4-3-3 para o 3-5-2. Thomas Tuchel, então treinador, tentou mudar seu estilo de jogo em suas últimas partidas, mas foi no Chelsea onde obteve o sucesso com três defensores ao ser campeão europeu.

Mauricio Pochettino optou por dar sequência ao 4-3-3 e pouco depois passou a dar sua cara no 4-2-3-1. Tirou Neymar da ponta-esquerda, onde o brasileiro estava acostumado a jogar, e o transformou de vez em um camisa 10, o chamado ‘playmaker’. Atuando atrás do atacante, pisando mais na área, teve mais liberdade para criar. Na Seleção Brasileira, Tite o tem explorado assim.

Agora, a contratação de Sergio Ramos dá muitas oportunidades para Mauricio Pochettino montar sua equipe em busca da tão sonhada Champions League e também do Campeonato Francês. Na temporada 2020/21, o Lille surpreendeu e conquistou a Ligue 1.

Além do defensor espanhol, outras peças serão vitais para o novo PSG. A chegada do lateral-direito Hakimi, ex-Inter de Milão, possibilita que o argentino jogue com o sistema de três zagueiros, para dar liberdade ao marroquino. Tanto no Borussia Dortmund como na Nerazzurri, o ala foi bem na função. Outros nomes que chegam para somar são Wijnaldum e Donnarumma.

Fonte: Lance.com

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.