Ayrton Lucas brilha, Flamengo vence o Fluminense e abre boa vantagem na final do Campeonato Carioca
Muito se discutiu sobre o favoritismo do Fluminense nesta final de Campeonato Carioca. Venceu mais clássicos recentemente e conquistou a Taça Guanabara. Mas nada disso importa quando a bola rola. Independentemente da fase do Flamengo, o talento de sobra no atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, que precisou de um dia inspirado para abrir boa vantagem na decisão. Graças ao brilho de Ayrton Lucas, o grande destaque da vitória por 2 a 0.
O jogo de volta será no dia 9, no Maracanã. Não há vantagem por ter melhor campanha. Ou seja, enquanto o Flamengo pode até perder por um gol de diferença, o Fluminense terá que vencer por três se quiser ser campeão.
Com um gol e uma assistência, Ayrton Lucas foi herói, mas a vitória do Flamengo também passa pelas escolhas do criticado Vítor Pereira, que conseguiu se sobressair sobre a estratégia montada por Fernando Diniz. É natural torcer o nariz ao ver Gabigol e Everton Ribeiro no banco de reservas — mesmo sem ter Arrascaeta, lesionado. Mas funcionou. Com jogadores mais leves e de maior mobilidade, teve contra-ataques perigosíssimos à disposição. Bastava forçar o Fluminense ao erro para ter uma avalanche de jogadores disparando em direção ao gol tricolor.
Essa fórmula fez o Fla-Flu virar um grande lá e cá, onde o Flamengo conseguiu ser mais eficiente. O primeiro gol nasceu de um lance repetido dezenas de vezes ao longo da final: David Luiz fez um lançamento longo nas costas de Alexsander, que tem estatura menor e perdeu a disputa. A bola sobrou para Pedro, que abriu para quem vinha de trás. Desta construção, Ayrton Lucas abriu o placar.
Minutos depois, o lateral-esquerdo do Flamengo arrancou e ninguém segurou. No cruzamento, Pedro completou. Em meio a festa rubro-negra, o Fluminense ainda viu Samuel Xavier e Fernando Diniz serem expulsos. Simbólico para uma noite que o Flamengo conseguiu recuperar o seu brilho, enquanto o Fluminense tem muito a lamentar.
Lance