A primeira rodada da Pesquisa DATAmax nas eleições de 2022 aponta que o atual presidente da República Jair Bolsonaro (PL) lidera a corrida nas eleições de 2022 em Mato Grosso do Sul, seguido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o levantamento em modalidade espontânea, o pré-candidato do PL e atual presidente, Jair Bolsonaro, lidera com 35,3% das intenções de voto em Mato Grosso do Sul.
Em segundo lugar, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, pré-candidato do PT, com 23,1% das intenções de voto para a sucessão à presidência da República.
Moro, Ciro e Simone: empate técnico pelo terceiro lugar
Na sequência, aparecem mais três pré-candidatos em empate técnico. Segundo a primeira DATAmax para as eleições de 2022, o ex-ministro da Justiça Sérgio Moro, pré-candidato pelo Podemos, é o terceiro com 1,8% das intenções de voto.
Em quarto lugar vem Ciro Gomes, pré-candidato pelo PDT, com 1,6% das intenções de voto declaradas. Em quinto, a senadora por Mato Grosso do Sul Simone Tebet, pré-candidata pelo MDB, com 1,4% das intenções de voto.
Assim, considerando a margem de erro, Moro, Ciro e Simone estão tecnicamente empatados.
Amoêdo, Janones e Leite
Por fim, aparecem nomes com menos de 1% de intenção e votos: o empresário João Amoêdo, com 0,2%, o deputado federal por Minas Gerais André Janones (Avante), com 0,1%, o cientista político Felipe D’Ávila (Novo), com 0,1% e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) com 0,1%.
Aparecem, ainda, o prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) com 0,1%, a deputada federal Rose Modesto (União Brasil) com 0,1% e a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva (Rede).
Conforme a Pesquisa DATAmax, o número de eleitores que não sabe em quem votar ou não respondeu à pesquisa, ficou em 28,8%. Votos brancos somam 1,7% e nulos, 1,5%.
Metodologia DATAmax
Os números, divulgados neste domingo (27), são de pesquisa registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número MS-07079/2022. Foram ouvidas 1.100 pessoas na modalidade espontânea em 21 de março, em todo Mato Grosso do Sul.
A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um intervalo de confiança de 95%.
A pesquisa quantitativa realizou as entrevistas via CATI (Computer Assisted Telephone Interview).
Por Evelin Cáceres