Segundo o delegado Felipe Poter o trabalho das especializadas de Campo Grande continuará em Chapadão do Sul de forma contínua no combate às organizações criminosas que estão atuando no município
DENAR e PC prendem em menos de 24hs autores da tentativa de homicídio contra as menores em Chapadão do Sul
Em menos de 24 horas após dupla tentativa de homicídio contra duas adolescentes de 16 anos em Chapadão do Sul, policiais da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico – DENAR e a Polícia Civil prenderem neste sábado (16) três suspeitos participarem no crime.
A tentativa de homicídio contra as duas adolescentes aconteceu na noite sexta-feira (15), em uma conveniência de Chapadão do Sul. As vítimas foram encaminhadas para Campo Grande, devido a gravidade dos ferimentos.
Segundo informações repassadas pela Assessoria de imprensa da Polícia Civil, a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico, DENAR, receberam informações de inteligência a respeito da iminência de um homicídio que iria ocorrer na cidade de Chapadão do Sul – MS. Segundo a informação recebida, o atentado ocorreria durante o feriado e seria executado por membros da facção criminosa PCC contra integrantes da facção rival, Comando Vermelho.
Imediatamente após o recebimento do informe, o mesmo foi repassado para o Titular da Unidade, que, após contato com superior, designou equipe para deslocar-se até o município com o fim de interceder no fato, impedindo a ocorrência do crime.
Imediatamente, uma equipe se deslocou até o município de Chapadão do Sul e iniciou, na própria noite de quinta-feira, monitoramento dos endereços ocupados por integrantes do PCC e também de uma residência localizada na Rua Camapuã, onde moram as possíveis vítimas, todos membros do CV, com o intuito de angariar mais elementos de informação sobre o possível crime.
Durante as diligências de monitoramento, os investigadores observaram que quem fazia o transporte de membros do PCC entre as residências, bem como passava frequentemente pela Rua Camapuã, como se para fazer levantamento, era um veículo Toyota Hilux, de cor branca e placas PJS0F15.
Tal caminhonete, segundo informações das forças de segurança públicas do município, já estava sendo investigada por ter sido utilizada em outros homicídios no município, sempre sendo vista por testemunhas ou capturada em sistemas de monitoramento, passando em frente aos locais de crime antes de seu acontecimento.
Inicialmente, o ponto focal de proteção policial foi o endereço da rua Camapuã, onde suspeitava-se que o atentado fosse ocorrer, pois que a casa ali localizada abriga quase todos os membros do Comando Vermelho em Chapadão do Sul. Inclusive, por estarem quase todos sob monitoramento eletrônico com uso de tornozeleira, os investigadores sabiam que, a princípio, não poderiam sair daquele local.
Já na noite do dia 15, por volta das 23h, os investigadores da DENAR, receberam de fonte humana anônima, outra informação. Esse novo dado dava conta de que o alvo do ataque seria uma menina de nome L., a qual teria namoro com integrantes do Comando Vermelho.
Assim sendo, com auxílio de policiais locais, foi diligenciado em redes sociais e sistemas de informação policial para encontrar quem seria a possível vítima do fato, momento em que logrou-se êxito em individualizar a possível vítima.
Imediatamente uma equipe se deslocou até o endereço da vítima enquanto outra tentou localizar a caminhonete HILUX, veículo com o qual possivelmente os autores estariam se deslocando.
Nesse momento, os investigadores da DENAR receberam a informação do acontecimento de um tiroteio na Avenida E, na PADOCK conveniência, no qual as vítimas haviam sido socorridas em estado grave mas ainda lúcidas e orientadas apesar da quantidade de disparos.
Nesse momento, nos foi informado pela PM que antes de ser entubada, uma das vítima apontou o autor dos disparos com muita convicção, dizendo se tratar da pessoa de M. A.
As vítimas foram então encaminhadas para a Santa Casa de Campo Grande em regime de “vaga zero” para atendimento, com múltiplos disparos de arma de fogo pelo corpo.
Imediatamente a equipe se deslocou até o endereço de M. A., na rua Sertanópolis, onde não foi encontrado.
A partir desse momento, a equipe começou a empreender diligências no sentido de encontrar as pessoas de M. A. bem como a caminhonete Toyota Hilux possivelmente utilizada no fato.
Possibilidade que foi confirmada quando os investigadores extraíram as imagens do sistema de monitoramento da conveniência PADOCK onde os fatos ocorreram. As Imagens mostram a caminhonete HILUX de V. C. passando em frente ao estabelecimento instantes antes do crime, modus operandi similar àquele já relatado pelas forças de segurança de Chapadão do Sul, no cometimento de outros homicídios.
As buscas se deram de maneira ininterrupta até a manhã deste sábado (16/11), quando o menor M. A. foi avistado adentrando uma residência na Rua Itaúna do Sul, momento em que, após realizar campana no local por algum tempo, a equipe o encontrou e realizou sua apreensão.
M.A. recebeu voz de prisão em flagrante delito e foi cientificado dos seus direitos constitucionais, momento em que respondeu aos polícias que havia atirado contra as adolescentes por motivo relacionado à guerra entre facções.
Consta esclarecer que com M.A. foram apreendidos os mesmos CHINELOS, BLUSÃO, CALÇA JEANS e CAMISETA utilizados por ele no momento do crime, os quais podem ser observados nas imagens.
Com a continuidade das diligências, foi possível também localizar o motorista da caminhonete V. C. e um terceiro que estava de posse da arma de fogo utilizada no crime. Todos, quando apresentados para o amplo conjunto probatório angariado pelos investigadores da DENAR logo na horas seguintes ao crime, confessaram participação no fato.