Flamengo goleia o Olimpia no Paraguai e dá passo importante rumo às semifinais da Libertadores
Resumão
O Flamengo goleou o Olimpia por 4 a 1, no Estádio Manuel Ferreira, no Paraguai, na noite desta quarta-feira, e deu um passo importante rumo à vaga na semifinal da Libertadores em um jogo marcado por uma lesão grave do argentino Salazar e uma intervenção importante do VAR. Os gols rubro-negros foram marcados por Arrasceta, após passe de Bruno Henrique, e Gabigol – um cobrando pênalti e outro com chute de dentro da pequena área. Nos minutos finais, Vitinho ainda ampliou. O gol paraguaio foi marcado por Iván Torres, quando o time do técnico Renato Gaúcho ainda vencia por 2 a 0.
- omo fica?
O jogo da volta acontece na próxima quarta-feira, às 19h15 (de Brasília), no Mané Garrincha. O Flamengo precisa só de um empate para se classificar. Mas, como o gol fora de casa é critério de desempate nas quartas de final, o Rubro-Negro pode ainda perder por 3 a 0 que fica com a vaga. Se o Olimpia vencer por 4 a 1 teremos disputa de pênaltis. A equipe paraguaia precisa de vitória com quatro gols de diferença ou vencer com diferença de três gols acima de 4 a 1 para conseguir a classificação. Veja a tabela.
Antes de definir a vaga na Libertadores, porém, o Rubro-Negro entra em campo no próximo domingo, em Volta Redonda, às 16h, para enfrentar o Sport pelo Campeonato Brasileiro.
- Primeiro tempo
O primeiro tempo foi muito agitado no Paraguai. O Flamengo soube suportar a pressão inicial do Olimpia e abriu o placar com Arrascaeta, aos 15 minutos, após tabela de Bruno Henrique com Gabigol. Momentos depois, Arrascaeta bateu com o braço no rosto do lateral Salazar, que precisou de atendimento médico no gramado, foi retirado de ambulância e substituído por Otálvaro. Após 11 minutos de paralisação, o jogo foi retomado. A partida esquentou. Nos acréscimos, Filipe Luís recebeu o segundo cartão amarelo, mas a expulsão foi anulada após o VAR enxergar um pênalti para o Flamengo na origem do lance em cima de Arrascaeta. Gabigol cobrou e ampliou. Na sequência, porém, Torres conseguiu diminuir de cabeça.
- Segundo tempo
O Flamengo retornou melhor para a segunda etapa e encontrou o terceiro gol novamente com Gabigol. O atacante aproveitou um chute errado de Bruno Henrique e, na pequena área, escorou para o fundo das redes do Olimpia. Com a vantagem no marcador, a equipe do técnico Renato Gaúcho passou a administrar o confronto, seguiu criando as melhores oportunidades e por pouco não ampliou principalmente em lances com Everton Ribeiro, Arrasceta e o próprio Gabriel. Nos minutos finais, Vitinho, que saiu do banco, foi lançado nas costas da zaga paraguaia e fechou a goleada.
- Força, Salazar!
Após choque com Arrascaeta, que bateu com o braço no rosto de Salazar, o lateral-direito do Olimpia precisou ser retirado de campo em uma ambulância, após 11 minutos de atendimento médico no gramado. Atletas do time paraguaio e do Flamengo mostraram tensão com a situação. Salazar foi substituído por Otálvaro e levado para o hospital de ambulância. Ele sofreu traumatismo craniano. Saiba mais aqui.
- VAR em ação
Nos minutos finais do primeiro tempo, Filipe Luís fez falta por trás em Sosa e recebeu o segundo cartão amarelo. O jogador do Flamengo seria expulso, mas, após análise do VAR, a arbitragem viu pênalti no início da jogada em Arrascaeta e anulou o cartão para o lateral rubro-negro. Na sequência, Gabigol cobrou a penalidade e converteu.
G1
- Segundo tempo