Frio vai até quando? Temperaturas baixas continuam e podem atingir 3°C em Mato Grosso do Sul

O frio e a chuva chegaram com força e não devem ir embora tão cedo em Mato Grosso do Sul. Na madrugada desta terça-feira (13), cidades do interior do Estado registraram sensação térmica de -6°C. A previsão do tempo indica mais frio nesta madrugada e as temperaturas devem permanecer baixas até o próximo domingo (18).

Um novo alerta divulgado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indica declínio de temperaturas entre 3°C e 5°C entre terça e quarta-feira (14), em Mato Grosso do Sul. O aviso, de nível amarelo, apresenta risco à saúde e é válido para 20 cidades do Estado.

Entre as cidades em alerta estão Água Clara, Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sonora e Três Lagoas.

Em Campo Grande, as temperaturas devem variar entre 7 °C a 20 °C pelos próximos quatro dias, o clima volta a esquentar a partir do próximo domingo (18). Na cidade de Ponta Porã, as mínimas podem chegar a 5°C e as máximas não passam de 20°C. Em Dourados as temperaturas variam entre 7°C a 21°C.

O período de frio intenso exige cuidados redobrados com a população mais vulnerável, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua. Por isso, a Defesa Civil recomenda beber bastante água, se agasalhar e manter as mãos higienizadas para evitar contaminações.

Chuva alerta para o riscos de alagamentos

A chuva também não deu trégua em MS, um novo alerta de nível laranja, divulgado pelo Inmet, indica um acumulado de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. O aviso é válido para 67 municípios de Mato Grosso do Sul.

Nesta terça-feira, Campo Grande registrou 38,5 milímetros de chuvas, Amambai registrou 31,8mm, Bataguassu obteve 24,1mm e Ponta Porã 15,1mm.

Para evitar acidentes a Defesa Civil recomenda evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia, quando possível. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger seus pertences da água em sacos plásticos.

Em caso de tempestades e rajadas de vento, o órgão recomenda não se abrigar debaixo de árvores devido aos riscos de descargas elétricas. Também é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

 

Fonte: Midiamax

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.