Governo de MS ignora pandemia e mantém feriadão no Carnaval
O governo de Mato Grosso do Sul comunicou que vai manter o ponto facultativo para os servidores estaduais durante o Carnaval. Assim, os 47 mil funcionários públicos poderão folgar entre os dias 15 e 17 deste mês, embora as tradicionais festas do período estejam canceladas em função da pandemia de covid-19.
A decisão foi comunicada há pouco no site do governo estadual. O chefe do Executivo, Reinaldo Azambuja (PSDB), já havia sinalizado que manteria o ponto facultativo.
“O ponto facultativo já é uma tradição. Às vezes, as pessoas já têm um planejamento de vida para o Carnaval. O que nós não podemos ter é [sic] as aglomerações”, disse Reinaldo ao site oficial.
O calendário de feriados publicado pelo governo do Estado em dezembro de 2020 já decreta ponto facultativo durante os dias 15 e 16 de fevereiro, além do dia 17 até 13h.
A decisão vai de encontro ao que definiu a prefeitura de Campo Grande. Mais cedo, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) confirmou que não vai decretar ponto facultativo durante o Carnaval.
Toque de recolher é prorrogado em todo Estado
Além de manter a folga aos servidores estaduais, o governo de Mato Grosso do Sul informou a prorrogação do toque de recolher por mais 15 dias. A última extensão vigente é válida até o dia 9 de fevereiro. Assim, segue restrita a circulação de pessoas entre 22h e 5h até o dia 24.
Trabalho, emergência médica ou urgência inadiável continuam exceções ao toque de recolher, decretado em dezembro de 2020 e prorrogado desde então. Os municípios podem estabelecer horários mais rígidos, caso queiram.