Jovens cassilandenses participam de curso profissionalizante oferecidos pela Prefeitura
Jovens cassilandenses assistidos pelo Lar das Crianças estão participando de cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura de Cassilândia, por intermédio da Secretaria de Assistência Social.
Patricia Porto, coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), conta que a iniciativa “veio de uma solicitação e preocupação do Poder Judiciário de possibilitar uma melhor estruturação dos adolescentes acolhidos no Lar da Criança para que se tornem independentes ao sair da instituição”.
Foram ofertados aos jovens cursos de Cabeleireiro, Fotografia e Corte e costura. “No entanto, os adolescentes não tiveram interesse no de corte e costura”, afirmou a coordenadora do CREAS.
Os cursos têm duração de seis meses e a contratação dos profissionais foi feita pela prefeitura, com a solicitação da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio de licitação. “Os materiais também são oferecidos pela prefeitura e (os alunos) receberão certificado ao final de cada curso. Além desses, está sendo ofertado um curso profissionalizante de maquiagem, por voluntariado, também aos adolescentes do Lar da Criança e de famílias em acompanhamento pelo CREAS”, contou Patricia.
O cabeleireiro Clayton Gaspar é quem ministra o curso de Cabeleireiro. Nascido em Jundiaí (SP), ele mora em Cassilândia desde os dois anos de idade e agora está ensinando as técnicas de sua profissão para dez jovens, com idades entre 15 e 20 anos.
As aulas acontecem em uma sala com ar condicionado dentro do quartel da Polícia Militar de Cassilândia, que foi cedida pelo Sargento Magalhães, devido à proximidade do quartel ao Lar das Crianças. E os alunos estão aprendendo técnicas de corte feminino e masculino. Em breve eles poderão atuar profissionalmente.
Por Cínthia Schmidt