Operação contra ‘Barão’ do tráfico apreendeu fazendas de onde partiam aviões com drogas
Ao total já são 12 pessoas presas e 13 bens apreendidos na Operação Pavo Real que foi desencadeada na manhã de segunda-feira (10) e ainda está em andamento. A ação da polícia acontece nos departamentos de Amambay, Concepción e Central no Paraguai, fronteira com Ponta Porã.
Até a tarde de segunda-feira, havia 11 pessoas presas, sendo 6 homens e 5 mulheres, entre eles contadores, advogados e representantes das empresas investigadas. A última prisão ocorreu na noite de ontem (10), após o sócio de uma dessas empresas comparecer voluntariamente na Base de Operações da Senad em Assunção. Ele ficou preso, pois havia um mandado de prisão em aberto.
Até o momento, foram realizadas diligências em 41 locais. Os 12 presos, sendo 5 em Assunção e 7 em Pedro Juan Caballero, fariam parte da organização criminosa comandada por Jarvis Chimenes Pavão, principalmente no ramo empresarial para lavagem de dinheiro de atividades ilícitas.
Foram localizados em Concepción e Amambay 12 estabelecimentos rurais, entre eles, a fazenda “Cielo de Dios”, que já havia sido diligenciada no primeiro dia de operação. Todos esses bens faziam parte do patrimônio da organização criminosa e são peças-chave na logística do tráfego aéreo ilícito a partir deles.
As propriedades serão entregues à Senabico (Secretaria Nacional de Administração de Bens Apreendidos e Perdidos) e colocadas à disposição do Estado Paraguaio.
A operação ainda segue em andamento, sendo realizada entre a Polícia Federal, a Senad e o Ministério Público.
Fonte: Midiamax