O Ranking Nacional de Clubes da CBF para 2024 pode ter uma mudança importante: com o título da Copa do Brasil, o São Paulo ultrapassou o Palmeiras e assumiu a vice-liderança momentânea, apenas atrás do Flamengo. É o que aponta a projeção da Pluri Consultoria, em parceria com o Lance! Biz
O Tricolor (14.708) abriu uma vantagem de 136 pontos sobre seu rival alviverde e alcançou sua melhor posição desde a criação do novo Ranking Nacional de Clubes da CBF, em vigor a partir de 2013. Mesmo com o vice, o Flamengo (16.558) permanece na liderança com folga e está prestes a completar quatro anos no topo do Ranking da CBF.
Como é calculado o ranking de clubes da CBF?
O Ranking Nacional de Clubes (RNC) estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no desempenho das equipes em competições nacionais – Brasileirão e Copa do Brasil – nos últimos cinco anos.
Os pesos são atribuídos e convertidos em pontuação, com os pontos da temporada mais recente multiplicado por cinco, e da mais antiga, multiplicado por um. Clique aqui para ver os critérios detalhados.
Para que serve o ranking de clubes da CBF?
Até 2023, a CBF distribuía dez vagas para a Copa do Brasil via ranking de clubes. A partir da edição de 2024, o procedimento será diferente, mas a lista seguirá sendo relevante no cenário nacional.
Isso porque o ranking de clubes serve como base para o Ranking Nacional de Federações (RNF), onde os pontos de todos os clubes de todas a federações são somados. É através deste ranking de federações que a CBF distribuirá as vagas da Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa Verde e Série D.
Além disso, o ranking de clubes será usado na separação dos potes da Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde.
Fonte: Lance!