O vereador Leandro Rosa de Souza explicou como funcionará a lei que proíbe a queima de fogos com estampidos. Confira!
Foi sancionado pelo prefeito Jair Boni o Projeto de Lei de autoria do vereador Leandro Rosa de Souza (PSDB), que dispõe sobre a proibição de utilização, o manuseio, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo território do município de Cassilândia.
E nesta quarta-feira (22), o vereador Leandro esteve no Jornal Quinze Minutos, da TV Cassilândia em Foco, para falar mais sobre esse assunto. Confira!
Vale lembrar que o objetivo principal desta lei é combater a poluição sonora, visando o bem-estar da população cassilandense, principalmente aqueles que mais sofrem com barulhos em excesso, como idosos, bebês, crianças autistas e animais.
“Os animais, principalmente cães, gatos e aves, têm o aparelho auditivo muito sensível, de maneira que ficam estressados e chegam a se mutilar ou se acidentar na ânsia de fugir de tais ruídos”, lembrou o vereador, que ressaltou que a iniciativa não tem o objetivo de proibir fogos de efeito visual, que tragam luzes e cores.
E quem desobedecer a nova lei irá pagar multa, que será aplicada tanto para pessoa física quanto no caso de empresas que se utilizarem desses artifícios sonoros. Mas o projeto prevê que o for arrecadado em decorrência dessas multas será revertido para o custeio de ações educacionais para conscientização da população, bem como também para instituições de cuidados de idosos, crianças, APAE, abrigos dos animais ou programas municipais de controle populacional e de bem-estar desses animais.
Por Cínthia Schmidt