Confira dicas para a prova: inscrições para o Enem começam nesta segunda

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam nesta segunda-feira (5) e encerram-se em 16 de junho. O resultado da prova é usado nos processos de seleção em universidades públicas e privadas em todo  e no exterior.

A prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação nesta edição será aplicada no dia 5 de novembro e a de Ciências da Natureza e Matemática no final de semana seguinte, em 12 de novembro. 

O gabarito da prova será publicado no dia 24 de novembro e o resultado do exame será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024, no Portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Planejamento de estudos

Até novembro faltam cinco meses e é comum que os estudantes fiquem ansiosos ou perdidos com o planejamento de estudos. 

O professor de matemática e de cursinho preparatório para o Enem e pré-vestibular, Fernando Paduin, conhecido como Barney, afirma que os planos de estudos precisam ser individualizados e que não existe uma regra pronta para todos os alunos. 

“Tem aluno que dá conta de estudar até dez, doze horas seguidas por dia e vai bem, tem guri que se estuda mais de três horas acaba atrapalhando e perde a concentração”, ele explica. 

E para quem pretende começar a estudar a partir de agora, o professor tranquiliza e diz que as 20 semanas até a prova são suficientes para se preparar. Porém, ele ressalta que a rotina de estudos precisa ser bem disciplinada. 

“Primeira coisa é preciso fazer uma rotina de estudos se adequando a realidade do aluno, não esquecendo de colocar atividade física que é importante. A liberação de endorfina é importante até para ele manter a calma”, orienta.

O professor diz que o aluno pode definir o horário de estudos que melhor se adéque a sua rotina, mas recomenda reservar pelo menos um dia à tarde para resolver exercícios já que a prova do Enem é aplicada no período vespertino e exige concentração.

notas enem MEC
Gabarito da prova do Enem deve se divulgado ainda em novembro. (Foto: Reprodução, Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O estudante João Pedro Silva conta que dedica o período da tarde e noite para revisar os conteúdos importantes. 

O jovem prioriza principalmente conteúdos de matemática e de ciências da natureza porque são as matérias com maior número de questões e de peso para o curso de Medicina na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) que ele almeja.

“Eu aconselho a pessoa a focar nas áreas de peso do curso que deseja e realizar o máximo possível de questões”, ele diz.

A prova do Enem é conhecida por ser uma avaliação extensa. No primeiro dia, os candidatos têm 5h30 para resolver 90 questões e fazer a redação, enquanto no final de semana seguinte são 5 horas para solucionar mais 90 exercícios. 

O professor Barney orienta aos candidatos que, neste momento em que faltam meses para a avaliação, foquem na base dos conteúdos, como nos conceitos básicos da matemática, química, biologia e física.

“A leitura para o Enem também é fundamental, praticar muita a leitura, ler muitos jornais, sejam eletrônicos ou impressos, para ficar antenado no que está acontecendo no dia a dia para que possa fazer uma redação melhor e possa aumentar o vocabulário”, alerta. 

Outra dica é tentar resolver as questões de provas de, ao menos, cinco edições anteriores do Enem para praticar o conhecimento e a gestão do 

“O tempo é cruel, tem hora que consegue fazer a prova, mas às vezes dá o tempo e tem que entregar com dez questões faltando. Então, tem que trabalhar essa questão do tempo porque é uma prova cansativa que exige muita leitura e interpretação de texto, além de poder conhecer a prova e não entrar no escuro”, avalia.

Cuidar do corpo e da mente

Cerca de 20 semanas separam o início das inscrições até a prova do Enem e é comum que a ansiedade apareça. A terapeuta e psicopedagoga, Glaucia Benini, explica que o sentimento é um mecanismo de defesa natural e que é preciso observar os níveis para procurar atendimento psicológico.

Além disso, a especialista afirma que cuidar do corpo e da mente também podem trazer benefícios além da saúde, como na hora dos estudos.

“Você precisa estar saudável pra ter um bom rendimento até de mente, memória e concentração. Então, é importante praticar exercícios pra auxiliar no bom funcionamento do organismo e para liberar endorfina e serotonina. Esses são hormônios que trazem a sensação de prazer, bem-estar e também ajudam a controlar o estresse, o que por consequência diminui a ansiedade antes dessas provas e ajuda o cérebro a aproveitar melhor o conteúdo”, ela diz.

Outra dica para ajudar a se preparar para a avaliação é estabelecer um cronograma de estudos a curto, médio e longo prazo, sem esquecer dos intervalos para descanso para não ficar sobrecarregado. Definir horários para acordar e dormir também pode contribuir no rendimento de estudos, já que o cérebro descansado conseguirá processar melhor o conteúdo.

“Muito importante também tomar cuidado com distrações do dia a dia que fazem com que a gente se mantenha ocupado em coisas que tiram nosso foco e a nossa concentração como as redes sociais e televisão”, alerta Glaucia.

E para quem às vezes duvida de si mesmo em meio ao caos da rotina e pilha de conteúdos para estudar, a psicopedagoga afirma que a autoconfiança e reforçar qual é o objetivo final podem ajudar a não desanimar. Comparações com terceiros e autodepreciação são pontos para tomar cuidado.

“Sempre que se questionar do porquê estudar é bom pensar em qual é o objetivo, na satisfação da recompensa de colher os resultados daquele estudo, do profissional, de tudo que vai ser recompensado por aquele período de dedicação”, ela finaliza.

Ainda posso pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem?

A inscrição do Enem custa R$ 85 e a GRU (Guia de Recolhimento da União) deve ser paga até 21 de junho para quem não se encaixou nos critérios de isenção

Porém, o período para solicitar a isenção da taxa de R$ 85 do Enem terminou em 28 de abril e o resultado dos pedidos foi divulgado em 8 de maio. 

Para conferir o resultado das solicitações, o candidato deve acessar a Página do Participante, com o login único da plataforma Gov.br. 

O prazo para recorrer da negativa terminou em 12 de maio. 

Confira abaixo o cronograma do Enem 2023:

  • Inscrições: 5 a 16 de junho
  • Atendimento Especializado e Tratamento pelo Nome Social: 5 a 16 de junho
  • Pedidos de isenção: 17 a 28 de abril
  • Resultado dos pedidos de isenção: 8 de maio
  • Recursos dos pedidos de isenção: 8 a 12 de maio
  • Resultado final da isenção: 19 de maio
  • Aplicação das provas: 5 e 12 de novembro
  • Divulgação dos gabaritos: 24 de novembro
  • Resultado: 16 de janeiro de 2024

Para saber mais detalhes sobre o Enem 2023, leia o Edital Nº 30/2023 clicando aqui.

Midiamax

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.