Incêndio destrói mais de 500 hectares de área plantada na zona rural de Costa Rica
Mais de 500 hectares de área plantada foram destruídos por incêndio de grande proporção registrado na quinta-feira (23), em três propriedades rurais que cultivam milho safrinha e algodão, localizadas na área do Parque Estadual das Nascentes do Taquari, em Costa Rica.
O fogo teria iniciado por volta das 8 horas, sendo controlado por volta das 22 horas, e mobilizou cerca de 70 pessoas, incluindo o Corpo de Bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da usina Costa Rica, da Atvos. Produtores e trabalhadores rurais também auxiliaram.
A suspeita é de que o tempo seco e longo período de estiagem tenham contribuído para a rápida propagação das chamas. As áreas mais atingidas ficam na região da Baús, nascente do rio Taquari e em uma fazenda na MS-223, saída para Figueirão. Ainda não há informações sobre a origem do fogo, mas de acordo com um fazendeiro, não é descartado que tenha iniciado a partir de uma das máquinas que faziam a colheita.
Foi usado drone para sobrevoar a área e avaliar a situação. Na sexta-feira (24) foi feito rescaldo para evitar que brasas reacendessem o fogo. Na próxima semana, a equipe da Polícia Militar Ambiental deve fazer uma vistoria no local.