Ipec mostra empate entre Contar e Riedel, com crescimento maior do tucano em MS
A Pesquisa Ipec, divulgada nesta sexta-feira (21), aponta que os candidatos na disputa pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB), estão tecnicamente empatados.
Conforme o levantamento, Capitão Contar tem 50% e Eduardo Riedel também com 50% dos votos válidos. Porém, Riedel apresenta maior potencial de crescimento (veja abaixo).
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, considerando para a base de cálculo do percentual somente os votos atribuídos aos candidatos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A pesquisa também aferiu a possibilidade de crescimento dos candidatos. Entre os entrevistados, 37% disseram que votariam em Ridel; 23% poderiam votar; 22% não votariam ; 16% disseram não conhecerem o suficiente para votar e 2% disseram não saber.
Sobre Contar, 38% disseram que votam; 16% pode votar; 26% não votaria; 18% não conhece o suficiente e 3% disseram não saber.
Levando em consideração os votos totais, sem a retirada para contagem dos nulos, o candidato Capitão Contar, do PRTB, tem 45% e o candidato do PSDB, Eduardo Riedel, 45%.
Ainda conforme a pesquisa, foram ouvidas 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de outubro, em 28 municípios sul-mato-grossenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) sob o número MS-07115/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo nº BR-06947/2022 e contratada pela TV Morena. Esse é o primeiro levantamento feito pelo instituto no segundo turno das eleições no estado.
Top Midia News